Loading

13 settembre, 2006

Thiago Thomé


"Sem Título 9 " - 2005 óleo s/ tela29,8 X 18,4 cm


"Sem Título 3" - 2005 óleo s/ tela80X60 cm


Thiago Thomé nasceu em 1979 na cidade de Marília, São Paulo. Entre 2000 e 2002, estudou pintura no Califórnia College of the Arts. Formou-se em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, em 2004.

Os anos de 2000 e 2001 marcam suas primeiras exposições individuais em Marília e São Paulo, seguidas por coletivas em São Francisco, Estados Unidos, e, nos anos seguintes, novamente na cidade de São Paulo.

Um primeiro olhar nos revela o desenho subjacente à pintura. Fato raro na arte contemporânea em que as formas prontas são apropriadas sem que haja interrogação alguma quanto ao procedimento. Entretanto, não há surpresa nessa descoberta, uma vez que o artista estudou densamente a anatomia da figura humana e realizou pesquisas sobre as tensões lineares vistas nas obras de Edgar Degas, sobre as massas aquareladas dos trabalhos de Egon Schiele e sobre os desenhos de Auguste Rodin que permitiram uma formação sólida, hoje presente em suas pinturas.

As pesquisas entrelaçaram-se com as dimensões temáticas do trabalho. Diz o artista: “Interesso-me pelos intervalos, pelo momento impreciso entre o sonho e a vigília, lugar esse onde não se sabe o que é real e o que se imagina”.

É no intervalo das impermanências que Thiago vai buscar sua ordem criadora – as torções de corpos, os braços alongados, as faces veladas, algumas olhando para além dos limites da tela, os contornos imprecisos e os tons dos beges, rosas e negros constroem uma unidade estética situada entre o desenho e a massa pictórica, unidade que também incorpora materialidades precisas. Esses aspectos não construiriam uma linguagem artística significativa se um vigor imagético não pairasse nas obras. Entretanto, é esse panorama vigoroso que irrompe num sistema de correlações e nos oferece uma nova cena nos horizontes das artes plásticas da atualidade. “ (Carmen S. G. Aranha)

Nessun commento: